Script data e hora digitais

Mulheres no Esporte: Elas deixaram de ser surpresas para se tornarem destaques

Foi-se o tempo em que um resultado expressivo de uma mulher no esporte, ou a participação em um meio que antes era exclusivo dos homens, eram considerados surpresas. Nos dias atuais, elas tem rotinas parecidas com as dos homens, treinam, trabalham e ainda esbanjam saúde e beleza por onde passam.

O CadaMinuto Press entrevistou três personagens que conseguiram destaque nas suas respectivas áreas do esporte. Emanuela Vieira, auxiliar de preparação física do CSA, Flácia Freitas, atleta campeã no jiu-jitsu e Tatiana Fernandes, destaque do triathlon alagoano.

A dama da preparação física!

Motivada pelo pai, Emanuela Vieira sempre gostou de futebol e até chegou a trabalhar dentro de campo, como árbitra assistente. Um dos pontos altos da breve carreira, foi na final da Copa do Brasil Feminina, entre Santos e Sport na Ilha do Retiro, sendo a primeira alagoana a participar de tal decisão.

Após ficar gestante, acabou abandonando a carreira, mas não a paixão e o trabalho dentro do futebol. Preste a concluir o curso de educação física, “Manu” como é conhecida no clube, foi “abraçada” pelo CSA, passando pelas categorias de base até o profissional.

Vivendo em um ambiente com mais 90% de homens, a profissional avalia o dia a dia no clube.

“No começo foi estranho. Mas eu fui muito bem recebida, pelos profissionais da preparação física, os jogadores, dirigentes, sem preconceito nenhum. Acho que a gente não deve pensar no machismo das pessoas e sim, colocar o seu profissionalismo em primeiro lugar. Acho que se a gente decidir fazer o que a gente quer, trabalhar para isso, a gente alcança os nossos objetivos”, disse.

A guerreira da arte suave!

Flácia Freitas é mãe, esposa, empresária, estudante, praticante de atividades físicas, esportivas e ainda tem como uma das prioridades, ser uma atleta de jiu-jitsu, reconhecida em Alagoas, com direito a títulos nacionais e internacionais.

Literalmente uma lutadora, Flácia afirma que como qualquer mulher, se sente cansada as vezes, mas também como qualquer mulher, retira forças de onde nem sabe para administrar as tarefas e as pressões do dia a dia.

“Minha rotina não é diferente de muitas mulheres guerreiras que temos nesse nosso Brasil. Não concordo com essa ideia de que somos um sexo frágil, muito pelo contrário, acredito que somos a força. Cada vez mais batalhamos por nosso espaço em todas as áreas, buscamos nosso reconhecimento profissional sem perder a magia de ser mulher, mãe, esposa, companheira, e conseguimos tudo isso sem perder a beleza e o brilho no olhar que toda mulher tem. Hoje, aos 36 anos, me sinto realizada em muitos aspectos, mas não canso de buscar novos desafios. Atualmente concilio minha vida de atleta profissional, na qual tenho que reservar uma boa parte do meu tempo me preparando para as competições e isso inclui treino técnico de jiu-jitsu, preparação física, que engloba crossfit, musculação, pilates e fisioterapia, com minha rotina de dona de casa. Sou casada e tenho uma filha de 8 anos. Acho importante frisar que tenho um companheiro que é super parceiro, que me ajuda a exercer essas funções. Além disso como o esporte infelizmente ainda não nos dá uma estabilidade financeira, tenho que trabalhar para ajudar nas despesas de casa assim como a maioria das mulheres brasileiras. Sou empresária de uma loja no ramo de vestuário e acessórios esportivos, que também exige uma boa parte do meu tempo, e planejando um futuro mais seguro para mim e minha família. Sou estudante também, curso a faculdade de educação física. As pessoas se perguntam como dou conta de tudo isso. E eu respondo que dá sim para conciliar. Meu dia começa às 07:30 e só paro pra descansar depois das 23:00. Tem dias que me pergunto se vou dar conta, mas vem uma força lá de dentro que diz que sou capaz e realmente tudo da certo no final”, afirmou.

Ela desafia o esporte nadando, pedalando e correndo!

Tatiana Fernandes tem uma história como de muitas outras mulheres, que buscam objetivos e conseguem alcançar através da superação.

“No final dos anos 90 eu conheci o esporte na escola, me apaixonei e pedi a minha mãe que me colocasse na natação. Com o passar dos anos fui me aperfeiçoando no esporte e fazendo novas amizades. Entrei pra equipe de natação da Assomal, que naquela época era o sonho de qualquer um, então lá eu estava. Comecei a participar de campeonatos. E a partir de 2003 se não me engano, um amigo da natação com mais outros inventaram de fazer triathlon, então tudo que eles "inventavam" de fazer me colocavam no bolo (risos). Eu falava: isso é negocio de doido, porém eu já nadava, já corria na rua quando eu ia pra casa da minha avó, já andava normal de bike. Só faltava o treinamento e me aperfeiçoar ao triathlon”, disse.

O que era uma brincadeira, virou coisa séria. As competições apareceram e ela seguiu se destacando. Em 2004 vice-campeã Brasileira de Cross Triathlon, vice-campeã Norte Nordeste de Triathlon Sprint na categoria e em 2005, vice campeã-brasileira de Duathlon.

“Nunca tive patrocínio e nem apoio, sempre foi “mãetrocinio”. Em 2010 parei de treinar e passei um tempão sem praticar esportes. Perdi minha maior incentivadora em 2015 e foi daí que decidir voltar e voltei por ela.

Os títulos não paravam. No final de 2015, campeã Norte Nordeste de Triathlon MTB, 2016 campeã de Triathlon Challenge Maceió no Sprint e vice-campeã no Challenge For Woman, na corrida de 10km. Em 2017 participou do Iroman 70.3 Alagoas, com atletas do Brasil e do exterior, terminando na 15ª colocação geral, melhor resultado de uma alagoana e garantindo a vaga para o Mundial de Triathlon na África do Sul. Tatina é tetracampeã Alagoana de Triathlon e ainda ficou na elite do Campeonato Brasileiro de Longa Distância.

“As dificuldades sempre surgem, mas isso é uma forma de aprendizado e de superação”, concluiu Tatiana.

 

CADA MINUTO


Ivaldo José Fragoso Ribeiro
Diretor Administrativo e Comercial
ivaldofragosomalandrinho@gmail.com

Antônio Guimarães
Jornalista Responsável

CNPJ: 03.135.085/0001-03
CCM - 900763591
(82) 99617.4108 / 99304.3673