Script data e hora digitais

Pacientes psiquiátricos são transferidos da clínica Miguel Couto

Um grupo de 30 pacientes psiquiátricos de longa estadia da Casa de Saúde Miguel Couto começou a ser transferido, ontem, para as sete residências terapêuticas localizadas em Maceió. Um deles estava internado na unidade há 40 anos.

A mudança foi determinada pelo procurador-chefe da Especializada Judicial da Procuradoria Geral do Município (PGM), Guilherme Emmanuel Lanzillotti. A decisão, publicada no Diário Oficial do Município do último dia 3, deixou familiares de internos preocupados.

Manoel Leonardo de Siqueira, membro da Comissão de Pais e Responsáveis dos internos, afirma que o estado de esquizofrenia crônica da filha dele – Ana Patrícia de Siqueira, 45, interna desde 2015 – está avançado e a estadia numa residência terapêutica não o deixará tranquilo por não ser um ambiente hospitalar.

“Durante as reuniões que tivemos com a Gerência de Atenção Psicossocial do município, nós soubemos que as residências não comportam médicos, apenas enfermeiros e cuidadores. A minha filha tem excesso de agressividade, e essa mudança preocupa a mim e aos outros pais, não estamos preparados”.

A comissão, que tem seis integrantes, informou à clínica que não concorda com as transferências e que acionará um advogado na tentativa de manter os pacientes no hospital.

Apesar da preocupação dos familiares, Fabiano Leirias, psicólogo da Gerência de Atenção Psicossocial do município, informou que a determinação judicial foi analisada e que, durante o processo, reuniões entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Ministério Público do Estado (MPE) foram realizadas, bem como conversas com a Comissão de Pais e Responsáveis dos pacientes da clínica.

Ele admite que houve atritos entre a Comissão de Pais e a Gerência de Atenção Psicossocial, mas que as dúvidas serão esclarecidas para que os responsáveis sejam tranquilizados, pois a mudança é classificada, por ele, como positiva para os pacientes.

 

 

GAZETA DE ALAGOAS


Ivaldo José Fragoso Ribeiro
Diretor Administrativo e Comercial
ivaldofragosomalandrinho@gmail.com

Antônio Guimarães
Jornalista Responsável

CNPJ: 03.135.085/0001-03
CCM - 900763591
(82) 99617.4108 / 99304.3673