Script data e hora digitais

Novo Instituto de Medicina Legal é entregue pelo Governo do Estado em Maceió

O governador Renan Filho inaugurou, na manhã desta segunda-feira (18), o novo Instituto de Medicina Legal Doutor Estácio de Lima (IML). Foram 87 anos de espera até o órgão, enfim, ter a sua sede própria, construída numa área de 3.791,70 m².

O novo IML fica na Avenida Luiz Avelino Pereira, Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió. O investimento foi superior a R$ 25 milhões, entre estrutura física e aquisição de equipamentos de última geração.

"O Estado se estrutura no sentido de deixar a Segurança Pública cada vez mais apta a cumprir o seu papel. Estamos entregando hoje um equipamento de ponta, de primeira linha. O IML de Alagoas é hoje, sem dúvida alguma, um dos mais modernos do Brasil; possui toda a estrutura necessária para prestar um bom serviço", destacou Renan Filho.

O projeto arquitetônico foi elaborado em 2011 e a construção iniciada no ano seguinte, mas, devido a problemas técnicos, a obra foi paralisada por diversas vezes no Governo anterior e ficou abandonada por mais de um ano. Em 2015, foi retomada pelo Governo do Estado, após o projeto original sofrer modificações estruturais na planta.

"Não havia recursos previstos do Governo anterior para essa obra; fizemos 100% com recursos próprios. A obra ficou parada durante muito tempo e a colocamos para funcionar", recordou o governador.

O novo IML é um complexo formado por sete blocos, divididos por área de atuação. O primeiro deles é o de informação e atendimento à população, seguido dos blocos de setores administrativos, exames em vivos, refeitório, exames em mortos, em corpos em estado avançado de decomposição e subestação e casas de máquinas.

"Estamos entregando hoje o primeiro IML do Estado à população alagoana, uma vez que o antigo IML funcionava em prédio emprestado pela Faculdade de Medicina. Isso demonstra o compromisso e a vontade de quebrar paradigmas do Governo do Estado para levar à sociedade alagoana o melhor serviço público", afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Lima Júnior.

Nos blocos de necropsia foram construídas duas câmaras frias para recebimento e armazenamento de cadáveres, sendo uma com capacidade para 72 e outra para 16 corpos em estado de putrefação. Uma central de ar-condicionado com sistema de exaustão também foi instalada nos blocos de necropsia e de armazenamento dos corpos para evitar riscos de contaminação.

O perito-geral da Perícia Oficial, Manoel Melo, afirmou que o novo IML permite o pleno funcionamento da Medicina Legal. "Trata-se de um ambiente adequado e à altura da sociedade alagoana e dos bons funcionários que nós temos aqui", enfatizou Melo.

Foram investidos em verbas do Tesouro Estadual mais de R$ 7 milhões na aquisição de equipamentos, como scanner de corpos, aparelho de raios-X, estações de necropsias com sistema de exaustão, triturador, lavagem e aspiração, focos cirúrgicos de alta precisão e mobiliário.

O governador Renan Filho destacou o atendimento humanizado que será ofertado pelo novo IML, a exemplo da sala especial para atendimento a mulheres vítimas de crimes sexuais, que contará com uma mesa ginecológica elétrica histeroscópica e um ultrassom colorido doppler digital para exames de ultrassonografia de abdômen e membros.

O Núcleo de Atendimento Psicossocial (Naps) de atendimento a crianças vítimas de violência possui sala lúdica e de exames. Ao lado do novo prédio, o Governo do Estado pretende construir, ainda, as sedes dos Institutos de Criminalistica e de Identificação.

Concurso

Durante a entrevista coletiva à imprensa, Renan Filho afirmou que o Governo do Estado concentra esforços para convocar todos os aprovados, que a legislação permitir, do último concurso público realizado para a Perícia Oficial.

"O Estado está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, temos uma limitação legal, mas todos que puderem ser convocados nós vamos convocar. Eu já conversei com o Gabinete Civil a respeito disso e com a Secretaria de Segurança", revelou Renan Filho.

Prestigiaram, ainda, a solenidade de inauguração do novo IML a desembargadora do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Elisabeth Carvalho; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador José Carlos Malta Marques; a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José da Silva; de Comunicação, Enio Lins; do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba; de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral; o presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Dantas; os deputados estaduais Galba Novaes, Ronaldo Medeiros e Francisco Holanda, dentre outras autoridades.

 

Agência Alagoas


Ivaldo José Fragoso Ribeiro
Diretor Administrativo e Comercial
ivaldofragosomalandrinho@gmail.com

Antônio Guimarães
Jornalista Responsável

CNPJ: 03.135.085/0001-03
CCM - 900763591
(82) 99617.4108 / 99304.3673