Script data e hora digitais

Justiça vai fomentar acordos em processos de família

O Poder Judiciário de Alagoas implanta, na próxima sexta-feira (24), o projeto “Visão Sistêmica – Eu vejo você”, que busca munir as partes de processos de família de uma visão mais ampla sobre o conflito que elas estão vivendo.

A partir das 8h, no Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Fórum da Capital, ocorrerão palestras do juiz Cláudio José Gomes Lopes e da psicóloga Luciana Rocha, voltadas para os envolvidos em cerca de 80 processos de assuntos como divórcio, guarda e pensão alimentícia, da 27ª Vara Cível da Capital.

Para facilitar um acordo por autocomposição entre os envolvidos, o projeto ajudará as partes a identificar a origem do desentendimento, utilizando as técnicas de Direito Sistêmico e Justiça Restaurativa.

O responsável pelo projeto é o juiz Cláudio Lopes, vice-coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). “Vamos começar pela Vara da doutora Nirvana Coêlho, promovendo palestras uma vez por mês. Se as partes quiserem dar continuidade, poderão ter um atendimento particular, para que possamos olhar o caso e ver como o sistema familiar está funcionando”, explicou o magistrado.

O uso das técnicas de Direito Sistêmico e da Justiça Restaurativa está previsto na Resolução nº 14 de 2018 do Tribunal de Justiça de Alagoas, que dispõe sobre o funcionamento do Nupemec e os Cejusc.

 

TRIBUNA HOJE


Ivaldo José Fragoso Ribeiro
Diretor Administrativo e Comercial
ivaldofragosomalandrinho@gmail.com

Antônio Guimarães
Jornalista Responsável

CNPJ: 03.135.085/0001-03
CCM - 900763591
(82) 99617.4108 / 99304.3673